quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Frutos do Espírito


O fruto do Espírito Santo é o resultado da presença do Espírito Santo na vida do cristão. A Bíblia deixa bem claro que todos recebem o Espírito Santo no momento em que acreditam em Jesus Cristo. Nossa carne pecaminosa produz certos tipos de frutos.

"As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus."
Gálatas 5:19-21 

E o Espírito Santo produz outros tipos de fruto.

"Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei."
Gálatas 5:22-23 

A Bíblia nos ensina que não "frutos" individuais que podemos escolher. Antes, o fruto do Espírito é um só "fruto" com nove partes que caracteriza todos aqueles que verdadeiramente andam no Espírito Santo. 

Se quisermos ser produtivas para o Senhor, eis o que precisamos fazer:


1. AMOR 

É o amor divino para com a humanidade perdida. É um amor imutável, sacrificial, espontâneo e que nos leva a amar até os próprios inimigos. 

Peça a Deus que plante seu amor em você tão profunda e poderosamente que possa experimentá-lo por completo. Peça também que o amor divino flua através de você. Jesus disse:
"Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar."
João 15:10 


2. ALEGRIA (ou gozo)

É o amor exultante. É uma alegria constante na vida do crente, decorrente de seu bem-estar com Deus. Este amo se manifesta inclusive nas tribulações. 

Alegria nada tem a ver com as circunstâncias. Você pode ter alegria apesar de enfrentar problemas difíceis e penosos porque a alegria procede de um relacionamento próximo e íntimo com o Senhor. Jesus disse: 
"Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa."
João 15:11 


3. PAZ 

A paz é o amor em repouso. É uma tranqüilidade íntima e perfeita, independente das circunstâncias. Podemos desfrutar da paz em três sentidos: Paz com Deus, paz com o próximo e a paz interior. A paz que guarda nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus.

Ore para que a presença do Senhor plantada em sua vida promova paz além de toda a compreensão.
"E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus."
Filipenses 4:7 


4. PACIÊNCIA (ou longanimidade)

É o amor que suporta a falta de cortesia e amabilidade por parte dos outros. É a paciência de forma contínua. 

O tempo de Deus não é o nosso. Ele sempre faz mais do que vemos ou temos conhecimento, portanto, precisamos confiar nEle até que as coisas aconteçam. A paciência ou perseverança nos leva a maturidade.
"Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!"
Tiago 1:4 


5. AMABILIDADE (ou benignidade)

É uma forma de amor compassivo e misericordioso. É a virtude que nos dá condições de sermos gentis para com os outros, expressando ternura compaixão e brandura. 

Considerar os sentimentos e as necessidades de outros com amabilidade mostra que você está respondendo ao Espírito de Deus.
"Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor."
Filipenses 4:5 


6. BONDADE 

É a prática do bem, o amor em ação. É ser uma bênção para os outros. É o amor generoso e caridoso. Se antes fazíamos o mal agora Cristo nos capacita para sermos bons cidadãos.

Quando a bondade de Deus é semeada em sua alma, ela lhe permite produzir boas obras.
"O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más."
Mateus 12:35


7. FIDELIDADE (ou fé)

Não é apenas crer e confiar. É também ser fiel e honesto, pois Deus é fiel. Através desta virtude o crente se mantém fiel ao Senhor em quaisquer circunstâncias. 

Descobrimos se temos esta qualidade quando somos desafiados à infidelidade. É o amor em sua fidelidade a Deus. 
“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito."
Lucas 16:10 


8. MANSIDÃO 

Virtude que nos torna pacíficos, com serenidade e brandura diante de situações irritantes, perturbadora e desagradáveis. Antes éramos agressivos e nos irritávamos com qualquer coisa que nos contrariava. Jesus falou para aprendermos a mansidão com ele. Ele se conservou manso diante de seu traidor. E curou a orelha do servo do sumo sacerdote que fazia parte dos que tinham ido prendê-lo. É o amor submisso a Deus.

Ore para que possa ser tão bondosa e mansa quanto Jesus. Mansidão é algo que você decide usar, como roupa.

"Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência."

Colossenses 3:12 


9. TEMPERANÇA (ou auto controle, domínio próprio)

Deus respeita o nosso livre arbítrio e por isso não nos domina, mas nos guia na verdade. Além da orientação do Espírito Santo contamos com o domínio próprio que atua como um freio contra as paixões da carne as quais vão contra os propósitos de Deus para nossa vida. De vez em quando somos tentados, velhas paixões e coisas ilícitas podem bater à porta de nosso coração mas através dessa virtude o crente avalia e reconhece que a vontade de Deus é mais importante e assim ele é vitorioso.

É o domínio próprio que nos aperfeiçoa em santidade, por isso precisamos cultivá-lo. É o amor disciplinar de Deus. O domínio próprio envolve todas as áreas de nossa vida: os pensamentos, as palavras e nos atos. 

"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor." 

2 Pedro 1:5-7 


Se você não estiver produzindo o fruto do Espírito Santo em sua vida como gostaria, peça a Deus que o ajude a plantar boas sementes e arrancar quaisquer ervas daninhas que possa ter crescido ao redor de sua alma.

Alimente o solo de seu coração com a palavra de Deus e peça ao Espírito Santo que a irrigue todos os dias. 


Um Cristão nunca vai ser completamente vitorioso em sempre demonstrar os frutos do Espírito Santo. No entanto, um dos propósitos principais da vida Cristã é progressivamente permitir que o Espírito Santo produza mais e mais de Seu fruto em nossas vidas – e de permitir que o Espírito vença os desejos pecaminosos que se opõem aos Seus frutos. O fruto do Espírito é o que Deus deseja que nossa vida demonstre.... e com a ajuda do Espírito Santo, isso é possível!

Não esqueça de me seguir nas redes sociais com conteúdo atualizado todos os dias!

Instagram: lina.ml

Facebook: https://www.facebook.com/NovaConvertida

Twitter: NovaConvertida_

Tudo é para glória de Deus! Paz do Senhor! 


FONTES:

A Bíblia da mulher que ora 

http://www.gotquestions.org/Portugues/fruto-do-Espirito.html

http://www.blogdosemeador.com/discipulado/o-fruto-do-espirito-santo

http://alinegraciosa.blogspot.com.br/2012/10/receitinha-para-viver-bem.html?m=1




2 comentários:

  1. A paz! Adorei o seu blog
    Deus te abençoe!
    Gostaria de saber se vc me permite copiar a sua publicação sobre o fruto do Espírito.

    ResponderExcluir